Notícias

Diagnóstico do câncer de próstata
08 fev 2017

Diagnóstico do câncer de próstata

Só existe um modo seguro de se curar o câncer da próstata: descobrindo-o precocemente, ou seja, submetendo-se ao exame preventivo.

O PSA (Antígeno Prostático Específico) é um exame de sangue usado como ferramenta auxiliar para o diagnóstico do câncer de próstata. O PSA é uma proteína encontrada no sangue que é específica da próstata. Os níveis de PSA podem ser medidos no soro de um indivíduo e com esta informação é possível fazer uma triagem para o diagnóstico. Mas, é importante alertar, que o exame de sangue sozinho não é suficiente para o diagnóstico da doença. O toque retal realizado pelo urologista é fundamental para a detecção de alterações na próstata.

A Sociedade Brasileira de Urologia, orienta que o exame de toque retal e PSA sejam feitos anualmente, a partir dos 45 anos. Para os homens com maior predisposição, isto é, com história familiar de câncer de próstata ou os de raça negra, aconselha-se que os procedimentos preventivos sejam feitos a partir dos 40 anos. #novembroazul #prevenção #exame #psa #inlab