Notícias

Quando procurar um médico?
20 ago 2019

Quando procurar um médico?

Se você respondeu “Quando estiver doente”, você é como a maioria dos brasileiros. Mas esse é um hábito que pode ter consequências negativas. Afinal, algumas doenças são silenciosas e só apresentam sintomas perceptíveis quando atingiram um estado avançado. Por isso, a rotina de consultar um médico mesmo não estando doente, pode fazer muito bem para sua vida. Mas a frequência com que as visitas devem ocorrer podem variar de acordo com sua idade e fase da vida. Veja só:

Crianças e bebês:
após saírem do hospital, a primeira consulta acontece até o 15º dia de vida. Depois, a visita ao médico acontece aos 2, 4, 6, 9 e 12 meses. A partir daí as consultas passam para 15, 18, 21 e 24 meses. Depois dessa fase, a visita ao pediatra deve acontecer a cada 6 meses até a criança completar os 5 anos. Depois disso, anualmente até os 18.

Grávidas:
Devem procurar o médico assim que tiverem o diagnóstico positivo ou até com a suspeita de gravidez. A partir daí se iniciará o acompanhamento da gestação. Até o sexto mês, as visitas precisarão ser mensais. Depois disso, de 15 em 15 dias, a futura mamãe visitará o obstetra. Mas é importante lembrar que caso a gestante sinta algo diferente, a consulta deve ser antecipada.

Adultos e idosos:
Devem realizar check-up uma vez por ano caso não possuam algum problema de saúde que precise de um constante acompanhamento de um especialista. Após os 40, no entanto, o adulto (tanto homem quanto mulher) devem realizar exames e consultas na periodicidade recomendada por cada especialista de acordo com sua idade.