Notícias

A gravidez e os problemas da tireoide
16 set 2019

A gravidez e os problemas da tireoide

A tireoide é uma glândula, com formato de borboleta, localizada na região baixa do pescoço, logo abaixo do “Pomo de Adão”. Ela é responsável pela produção dos hormônios T3 e T4, que são bastante importantes para o bom funcionamento de vários órgãos.

A tireoide também tem um papel fundamental durante a gravidez e, por isso, requer cuidados especiais durante esse momento da vida de uma mulher. Se você possui Hipertireoidismo, Hipotiroidismo ou já teve câncer de tireoide, esse cuidado e a atenção devem ser redobrados.

Contudo, quem tem problema de tireoide pode sim engravidar, desde que sua condição esteja sob controle. A gravidez pode provocar diversas alterações na tireoide e isso requer um acompanhamento médico constante e especial. Por isso, caso tenha uma doença da tireoide (suspeita ou confirmada) e pretenda engravidar, consulte um endocrinologista e também um ginecologista de sua confiança. Somente eles poderão avaliar seu caso, solicitar exames detalhados, determinar o correto diagnóstico e lhe indicar o tratamento ideal para que sua gravidez seja um momento de muita felicidade.