Notícias

O que você precisa saber sobre a meningite
04 fev 2020

O que você precisa saber sobre a meningite

A meningite é uma inflamação das membranas que cobrem o cérebro e a medula espinhal. A doença pode ser causada por vírus ou por bactéria. O risco de contrair meningite é maior entre crianças menores de 5 anos, mas pode acontecer em qualquer idade.

A melhor forma de prevenir a doença é através da vacinação. Em casos de suspeita de meningite bacteriana, os pacientes são imediatamente internados e iniciam tratamento com antibióticos. Já nas meningites virais, casos leves podem até ser tratados sem necessidade de internação com uso de medicamentos para alívio dos sintomas, notadamente das dores de cabeça, que pode em alguns casos ser bem importante.

Os adolescentes são os principais transmissores da meningite. A letalidade global da meningite bacteriana é por volta de 20% e, dos sobreviventes, 20% acabam com sequelas auditivas, de fala, motoras ou cognitivas. Por isso, é muito importante que os pais acompanhem e insistam para que os adolescentes mantenham as vacinas em dias.

Importante lembrar que as vacinas ficam disponíveis durante todo o ano em vários postos de saúde espalhados por todo o país, bem como em serviços de vacinação privados.