Notícias

Outubro Rosa: a prevenção pode mudar o futuro!
03 out 2023

Outubro Rosa: a prevenção pode mudar o futuro!

Neste mês de Outubro Rosa, queremos trazer mais informações e estimular o autoconhecimento sobre assuntos relacionados ao diagnóstico e prevenção do câncer de mama.

O câncer de mama é o câncer mais comum nas mulheres no mundo. Isso você já sabe. O que você precisa saber é que, se detectado na fase inicial, a chance de cura pode chegar a 90%. Quanto mais cedo falarmos sobre ele, mais a prevenção vira uma rotina de autocuidado, autoconhecimento e autoamor. Por isso, confira abaixo algumas questões relevantes sobre o tema!

>O que é exatamente o câncer de mama? O câncer de mama surge da multiplicação celular de forma exagerada e desordenada de células mamárias alteradas, formando um tumor. Existem diferentes tipos de câncer de mama, alguns crescem mais rapidamente e outros mais lentamente. À medida que a doença progride, as células cancerosas podem atingir a circulação sanguínea ou a linfática e se disseminar para outros locais do corpo.

>Com que idade começo a me preocupar? A maioria dos casos de câncer de mama ocorre após os 50 anos de idade e, no Brasil, os dados mostram que o número de casos novos em mulheres entre 40 e 50 anos é maior em comparação a alguns outros países. Por isso, a recomendação da Comissão Nacional de Mamografia é de iniciar a mamografia de rastreamento a partir dos 40 anos. Nas pacientes de alto risco, ou seja, se houver história pessoal ou familiar de câncer de mama, presença de mutações conhecidas (como nos genes BRCA1 e BRCA2), realização de irradiação torácica antes dos 30 anos, os exames de rastreamento devem começar mais cedo. Sempre é bom lembrar que consultas regulares ao ginecologista, que também irá avaliar as mamas, podem iniciar mais cedo, já na adolescência.

>O que posso fazer para me prevenir? O câncer de mama tem várias causas, desde fatores genéticos e hereditários, até aqueles relacionados com a parte hormonal, fatores ambientais e comportamentais. Algumas medidas podem auxiliar na prevenção – adotar hábitos saudáveis sempre é uma boa pedida. Atividade física (sob a supervisão de um educador físico e indicação do médico), alimentação balanceada, perder peso e evitar beber bebidas alcoólicas podem ajudar. E não deixar de fazer a mamografia de rastreamento quando chegar na idade recomendada. O diagnóstico precoce ainda é a melhor forma de ter mais chances para se recuperar.

>Aqui no INLAB é realizado algum exame que ajuda no diagnóstico do câncer de mama? Sim, realizamos o “Painel de câncer de mama e ovário hereditário”. Você sabia que de 5% a 10% dos casos de câncer de mama são hereditários? E que tem como você identificar as chances de desenvolver esse tipo de câncer? Esse teste genético avalia 265 genes relacionados ao desenvolvimento desses tumores e ajuda na adoção de medidas para a prevenção.

>Como é feito? Com o pedido médico, primeiro é feita uma coleta de sangue ou saliva. Essa amostra passa por múltiplas técnicas de sequenciamento e uma avaliação de mutação nos genes, entre eles o BRCA1 e BRCA2. O exame passa por uma interpretação de especialistas, e o resultado é compartilhado com você e o seu médico para seguirem com as medidas preventivas. Para saber mais, entre em contato com nossa central telefônica: (98) 4004-6440

Então, já sabe: fale frequentemente com o seu médico e realize os exames preventivos indicados!