Segundo o Ministério da saúde, as vacinas durante a gravidez são muito importantes, pois garantem proteção à saúde da gestante e do bebê.
É importante seguir as recomendações médicas para garantir a imunização adequada e segura durante toda a gestação.
De acordo com os calendários da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), do Programa Nacional de Imunização (PNI) e da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), as seguintes vacinas estão indicadas durante a gestação:
Esquema de doses: iniciar ou completar três doses, de acordo com histórico vacinal.
■ Mulheres previamente vacinadas (três ou mais doses de vacina dT ou dTpa): uma dose a partir da 20ª semana de gestação
■ Mulheres com história vacinal incompleta ou desconhecida: realizar as duas primeiras doses com dTpa/dT (iniciadas em qualquer idade gestacional) e garantir a terceira dose com dTpa, respeitando a condição de aplicá-la a partir da 20ª semana gestacional. O intervalo mínimo entre as doses deve ser de um mês
Esquema de doses: três doses, no esquema 0-2-6 meses, iniciadas em qualquer idade gestacional. O intervalo mínimo é de um mês entre as duas primeiras doses e de quatro meses entre a terceira e a primeira dose.
3.Influenza (gripe): recomendada em todas as gestações.
Esquema de doses: dose única, administrada em qualquer idade gestacional. Em situação epidemiológica de risco (surtos) e especialmente para gestantes imunocomprometidas, pode-se considerar uma imunização adicional pelo menos três meses após a dose de rotina anual.
4.Vírus sincicial respiratório (VSR) – Abrysvo®.
Esquema de doses: dose única, preferencialmente entre 32 e 36 semanas de gravidez (aprovação da Anvisa: entre 24 e 36 semanas).
Indicada em qualquer período do ano, independentemente da sazonalidade do vírus. No momento, não se recomenda revacinação em gestações subsequentes.
A vacina Abrysvo® pode ser coadministrada com outros imunizantes de rotina da gestante, entretanto, por causa de interferência nas respostas imunológicas ao componente pertússis (coqueluche) na administração concomitante com dTpa, sugere-se, quando possível, um intervalo mínimo de duas semanas entre elas.
5.Covid-19: recomendada em todas as gestações.
Esquema de doses: duas doses, administradas em qualquer idade gestacional e com intervalo mínimo de seis meses entre elas (dependendo do momento da primeira dose, ambas serão aplicadas durante o período gestacional).
Algumas vacinas devem ser evitadas durante a gravidez devido a riscos potenciais para o bebê. São elas:
As gestantes devem seguir o calendário vacinal recomendado para o período de gravidez, pois além de evitar as complicações associadas a possíveis quadros infecciosos durante a gestação, como os provocados pelos vírus SARS-CoV-2 e influenza, garante a proteção passiva do recém-nascido.
As vacinas recomendadas durante a gravidez são seguras e eficazes. Elas são rigorosamente testadas para garantir que não apresentam riscos para a mãe ou o bebê.
Realize sua vacinação durante a gestação no INLAB Laboratório, parte do Grupo Fleury, uma das instituições de saúde mais respeitadas no Brasil e no exterior. Você pode encontrar uma unidade próxima ou agendar sua vacinação de forma prática pelo WhatsApp: (98) 4004-6440. Além disso, oferecemos a opção de coleta domiciliar para maior conforto e conveniência.